13 de maio de 2022

ASCOM GABINETE SEMED SEMES

Semed apresenta ações e investimentos no 9º Encontro dos CMEs do Estado

Encontro foi o primeiro evento presencial dos conselhos municipais de educação

A Prefeitura de Ji-Paraná e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) são parceiros no 9º Encontro Trimestral dos Conselhos Municipais de Educação do Estado de Rondônia, que trouxe como tema “Os CMEs e os Novos Tempos da Educação”. O evento ocorreu no auditório Leila Barreiros, anexo à Escola Estadual José Francisco.

O encontro teve início na quarta-feira (11) e se encerra na sexta-feira (13). Ele reúne representantes dos Conselhos de Educação de todos os municípios rondonienses.

A superintendente de Ensino da Semed, Alexandra Ortiz, representou o Prefeito Isaú Fonseca e o secretário municipal de Educação, Jeferson Barbosa. No discurso de abertura, ela falou dos “Desafios da Educação nos últimos dois anos” e se disse contente em poder “novamente estar, presencialmente, participando de um encontro reunindo pessoas ligadas à educação de todo o estado”.

Desfeita a mesa de abertura do encontro, Alexandra Ortiz foi a primeira a apresentar as ações e investimentos do município nos últimos anos, bem como apresentar o Projeto de Recomposição da Aprendizagem que está sendo desenvolvido em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino em resposta à defasagem de aprendizagem detectada em todas as séries do ensino fundamental por conta da pandemia da Covid-19.

“Tanto o prefeito [de Ji-Paraná, isaú Fonseca] quanto o secretário de Educação [Jeferson Barbosa] não têm medido esforços para investir na Educação, isso na área tecnológica, na área de infraestrutura, na área urbana…Todos nós, do mundo todo, tivemos que nos reinventar nesse período”, lembrou a superintendente.

“E nós, na Educação, temos ainda um grande desafio pela frente, que são as lacunas que foram geradas nesse longo período de pandemia”, acrescentou Alexandra. Ela lembrou que, “ante essa situação adversa, não podemos fechar os olhos, precisamos enfrentar e superar”.

Além do presidente do Conselho Municipal de Educação de Ji-Paraná, Natal Messias, e de representantes de conselhos de vários municípios, o encontro também teve a presença do secretário estadual de Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu.