carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

26 de maio de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMED

Semed entrega Certificado de Conclusão do Curso de Libras

Também serão oferecidos cursos intermediário e avançado de Libras

 

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou, na noite de terça-feira (24), os Certificados de Conclusão do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para 74 cursistas. O prefeito de Ji-Paraná, Isaú Fonseca compareceu à cerimônia e fazer a entrega simbólica dos certificados ao lado do secretário de Educação e Esportes, Jeferson Barbosa.

O auditório Semed ficou tomado por cursistas, parentes e amigos para a cerimônia de entrega dos certificados de Conclusão do Curso Básico de Libras, ofertado gratuitamente tanto para professores da Rede Municipal de Ensino quanto para profissionais de diversas áreas e comunidade.

O curso de Libras foi realizado nas terças-feiras, em dois períodos, pela manhã das 8 às 11h30 e à tarde, no horário das 13h30 às 17 horas. Foram 74 pessoas nos dois períodos, com aulas ministradas pelos instrutores da Gerência de Educação Especial da Semed, Ronaldo Oliveira Veloso, Viviany Amorim Silva e Zélia Augusta Nicodemos.

O curso teve a carga horária de 40 horas (10 aulas), com certificação para cada uma das três etapas concluídas: básica, intermediária e avançada.

“Nossa gestão é uma gestão voltada para a inclusão de todos na sociedade, com direitos igualitários. Ter um professor de Libras em cada escola, incluindo aquele aluno que tem dificuldade de aprender e colocando um professor que tem condições de ensinar de igual forma é um direito da criança”, lembrou Isaú Fonseca.

“Não existe diferença. O Deus de um é o Deus de todos. Não existe o prefeito de um, o prefeito de outro. Existe o prefeito de todos”, acrescentou o prefeito ao agradecer a todos os servidores da Semed “pelo esforço, pelo trabalho e pela dedicação”.

O secretario Jeferson Barbosa parabenizou a todos os integrantes da Superintendência de Ensino, por realizar o curso e estendê-lo para a comunidade ji-paranaense. Ele agradeceu também aos cursistas, parentes e amigos por entenderem a importância de participar da inclusão dos surdos na sociedade.

 “Estou fazendo o curso de Libras da Semed porque eu tenho um irmão de 11 anos de idade que é surdo. Quando a gente tem alguém na família, não é mais uma questão de opção, é necessidade. A gente não tem como fugir. Temos é que correr atrás. Vi a divulgação do curso de Libras pelas redes sociais e já procurei me inscrever. Estou adorando o curso e pretendo fazer todos, até o fim”, admitiu a cursista Vitória Lopes.