carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

22 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL CGM SEMED

Semed promove Formação Continuada para supervisores e professores

Capacitação auxilia profissionais no acompanhamento do trabalho pedagógico

Em cumprimento ao Calendário Escolar 2022, a Superintendência de Ensino, por meio do Núcleo de Educação Infantil, reuniu, quarta-feira (22), os supervisores escolares e professores formadores da Rede Municipal de Ensino para uma Formação Continuada com o tema “Projetar na Educação Infantil: Um Caminho de Experimentação em um Processo de Formação”.

Ao longo dos anos, o papel do supervisor escolar foi se modificando, ou seja, o trabalho que antes se resumia a controlar e fiscalizar, hoje, passa pela formação, pela orientação e pelo acompanhamento do trabalho pedagógico, realizado pelos professores em sala de aula.

Com base no novo contexto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio de equipes técnicas, rotineiramente promove capacitações e formações com os diversos profissionais que compõem o quadro efetivo das escolas municipais.

Fazem parte da formação continuada dos supervisores escolares, a leitura e análise de textos didáticos, dinâmicas de grupo e atividades de reflexão voltadas para a projeção na educação infantil e a organização dos espaços educacionais.

E também integra a dinâmica da formação, a divisão em grupos por temáticas para estudos e posterior socialização das discussões. A formação do Núcleo de Educação Infantil foi coordenada pelas técnicas Karine Crisoni, Dalila Maitê e Bruna Marise.

“A formação continuada é fundamental para o trabalho do supervisor no acompanhamento pedagógico dos professores e no desenvolvimento das propostas com os estudantes. A formação também é importante para o servidor como pessoa e não só como profissional”, avaliou a supervisora, Silmara de Alcântara Xavier, do Centro Municipal de Educação Infantil Felipe Anselmo.