carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

14 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Semusa inicia o levantamento do PetCenso 2022

Pesquisa apontará número de cães e gatos de Ji-Paraná

 

Os agentes comunitários de saúde (ACSs), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciaram as visitas para o Censo Canino e Felino de 2022 (PetCenso 2022), promovido pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

Com base nos dados do levantamento, a Prefeitura de Ji-Paraná irá subsidiar a execução de ações, como a vacinação antirrábica e o controle da natalidade de cães e gatos. Até o fim de julho, mais de 30 mil famílias devem ser visitadas pelos ACSs.

A ação conta com o apoio do Ministério Público de Rondônia (MPRO), que doou as fichas utilizadas no PetCenso 2022, e do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa. O levantamento vai determinar a população canina e felina de Ji-Paraná.

“É importante ressaltar o apoio do Ministério Público e do DAB, na realização do PetCenso, e também a importância deste trabalho de conscientização com a população de Ji-Paraná”, afirmou Vanda Aparecida Basso, diretora da UVZ da Semusa.

Anteriormente, as ações da Unidade de Vigilância em Zoonoses eram realizadas com base em uma estimativa populacional, que apontava que o município conta com cerca de 28 mil cães e gatos, no perímetro urbano e zona rural.

“Agora, com o PetCenso 2022, vamos realizar um levantamento mais preciso, determinando o número de animais domésticos do município. Com isso, a prefeitura poderá nortear melhor as ações desenvolvidas pela UVZ e pela Divisão de Proteção e Bem-Estar Animal”, garantiu Vanda.