carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1 de junho de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Semusa inicia visitas da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal

Estudo do MS avalia as condições de saúde da população

Foram iniciadas, no mês de maio, as visitas da Pesquisa Nacional de Saúde Brasil (SB Brasil), com vigência 2021-22. O estudo é conduzido pelo Ministério da Saúde (MS) e as visitas são realizadas pelos agentes comunitários da saúde (ACSs) e a equipe odontológica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Três regiões serão visitadas em Ji-Paraná e a pesquisa segue até o fim de julho.

Em Ji-Paraná, as pesquisas do SB Brasil são realizadas pela Semusa, em trabalho conjunto do Departamento de Atenção Básica (DAB) e da Coordenação de Saúde Bucal. A pesquisa proporciona um levantamento do perfil epidemiológico de saúde bucal da população do município.

“Com base nos dados do SB Brasil, podemos traçar estratégias de atendimento à população, promovendo um aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas à melhoria da saúde bucal”, explicou Willian Pereira Dantas, coordenador de Saúde Bucal da Semusa.

Com o estudo, o MS avalia as condições de saúde bucal da população brasileira. Em todo o país, o levantamento deve ser realizado em aproximadamente 50 mil pessoas, em 422 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal.

O SB Brasil tem como objetivo proporcionar à gestão do SUS informações para o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal, nas esferas nacional, estaduais e municipais.

Em Ji-Paraná, serão realizadas visitas em três regiões, todas no 1º distrito do município. O primeiro setor compreende o bairro Novo Ji-Paraná. A segunda região atende aos bairros Jardim Presidencial e Jardim dos Migrantes. Já a terceira área abrange os bairros Parque São Pedro e Dom Bosco.