carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

17 de maio de 2022

CCS - COORDENADORIA DE COMIUNICAÇÃO SOCIAL GABINETE SEMUSA

Semusa promove palestras Saúde da Mulher e Planejamento Familiar

Ação foi realizada na última quinta-feira, no bairro Jardim Capelasso

 

Saúde da Mulher e Planejamento Familiar foram os temas principais de um encontro realizado pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na quinta-feira (12), na Escola Estadual Dr. Lourenço Pereira de Lima, no bairro Jardim Capelasso (2º distrito).

O evento foi realizado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, em um trabalho em conjunto das equipes Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro BNH.

“Foi um trabalho em parceria, com a junção das duas equipes, para atender à população do bairro Jardim Capelasso. Em bairros considerados mais afastados, muitas mulheres não recebem as informações necessárias sobre saúde e meios do planejamento familiar, por isso essas ações são necessárias”, afirmou a fisioterapeuta e coordenadora do NASF-BNH, Maria Lourdes da Silva.

Durante o encontro, a Semusa ofertou consultas médicas para as 15 primeiras pessoas (priorizando crianças e mulheres), coletas do exame preventivo (Papanicolau), testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatite B, palestras sobre hipertensão e alimentação saudável e informações sobre DIU, laqueadura tubária e vasectomia.

“Esse encontro foi pensado para as mulheres e famílias da região. É importante passar informações à população quanto aos métodos contraceptivos, infecções sexualmente transmissíveis e também sobre a esterilização cirúrgica, que é oferecida pelo SUS no município. Além disso, podemos comemorar o Dia das Mães, que aconteceu no dia 8”, destacou Carine Kremer, psicóloga do NASF-BNH.

No começo do ano, profissionais de enfermagem da rede municipal de Ji-Paraná passaram por uma capacitação para realizar o atendimento especializado à saúde da mulher, ofertado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Ji-Paraná, Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o Hospital Sofia Feldman, de Belo Horizonte (MG).

“Ji-Paraná trabalha para ser referência em saúde, tanto em Rondônia, como também no Norte do Brasil.  Além de investir na capacitação dos servidores, estamos também investindo na saúde da população, proporcionando um atendimento cada vez mais qualificado”, explicou Kellen Nayara Cardoso, diretora do DAB.