20 de janeiro de 2022

AGERJI AMT ASCOM CGM FCJP FPS GABINETE Informativos PGM SEMAD SEMAGRI SEMDES SEMED SEMEIA SEMETUR SEMFAZ SEMG SEMIC SEMOSP SEMPLAN SEMURF SEMURFH SEMUSA

Servidores são capacitados sobre gestão e fiscalização de contratos

Treinamento foi realizado pela CGM, no auditório da Semed

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Controladoria Geral do Município (CGM), promoveu, na manhã desta quinta-feira (20), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a capacitação para os servidores municipais sobre as funções do gestor e do fiscal de contratos e Comissão de Recebimento.

Segundo a controladora geral da CGM, Patrícia Margarida Oliveira Costa, o objetivo da qualificação é o de melhorar o desempenho dos servidores de todas as secretarias, bem como o de sanar as dúvidas sobre a gestão e fiscalização de contratos na gestão pública municipal.

Cerca de 70 servidores das secretarias municipais de Planejamento (Semplan), Assistência Social (Semas), Saúde (Semusa), Fazenda (Semfaz), Obras e Serviços Públicos (Semosp), do Gabinete, entre outras, além de servidores da Semed, participaram da capacitação.

O treinamento foi organizado por servidores da própria CGM, com apoio logístico de técnicos da Semed, e foi ministrado pela controladora geral da CGM, Patrícia Margarida Oliveira Costa.

Entre os tópicos abordados pela controladora na capacitação estão: Contrato Administrativo, Fiscalização de Contratos, Designação do Fiscal de Contrato, da Gestão Contratual, Rotinas Básicas de Fiscalização, Recebimentos de Obras e Serviços, Responsabilidade do Servidor Público, Aplicação de Penalidades e Declaração de Idoneidade.

Segundo a controladora, o Município está elaborando uma Instrução Normativa e Manual sobre as funções e atribuições dos gestores e dos fiscais de contratos da administração pública, daí a importância desta capacitação.

“O papel aceita tudo. Por isso é importante a função do fiscal de contrato, a presença dele em cada passo do processo, a fiscalização in loco. Tudo que é adquirido pela Administração Pública é ‘nosso’, é do cidadão. O zelo pelos recursos públicos é, portanto, mais que simplesmente uma função, uma designação, é um dever de todos”, destacou Patrícia sobre as designações do fiscal de contrato.

Matéria e fotos: Cristian Menezes