carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 de abril de 2022

ASCOM GABINETE SEMUSA

UBSs promovem atendimento noturno para coleta de preventivo

Nesta quinta-feira (24), unidades irão funcionar das 18h às 22h

Pensando em promover um atendimento especial voltado aos cuidados com saúde da mulher, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ji-Paraná irão funcionar, nesta quinta-feira (24), das 18h às 22h, com a coleta do exame preventivo (Papanicolau).

A ação realizada pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), integra a programação do Março Lilás, mês voltado à saúde da mulher e à prevenção do câncer de colo do útero.

A diretora da Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, Kellen Nayara Cardoso, ressaltou que as mulheres, que não conseguirem comparecer ao atendimento noturno, poderão agendar a coleta do preventivo na UBS de referência do bairro em que residem.

“Com a ação noturna, visamos fornecer atendimento às mulheres que, por diversos motivos, não conseguem realizar o exame durante o dia. Assim, a Prefeitura de Ji-Paraná facilita o acesso ao serviço de saúde”, detalhou a diretora.

A coleta do preventivo é realizada regularmente, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, em todas as UBSs do município. Na ação noturna, a Semusa também irá realizar consulta de enfermagem e testes rápidos para detecção de HIV, as hepatites B e C e sífilis.

Março Lilás é o mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Durante todo o mês, instituições de saúde pública e privada promovem campanhas para conscientizar a população feminina sobre os riscos de desenvolvimento da doença, sintomas e como se prevenir.

O Papanicolau é um exame ginecológico de prevenção ao câncer no colo do útero. Quando detectados em estágio inicial, os casos da doença são curáveis em cerca de 95% das pacientes. Por isso, o exame preventivo deve ser realizado regularmente, em intervalos de três anos.