carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 de abril de 2022

ASCOM GABINETE SEMUSA

Vacinação de crianças passa a ser realizada às terças e quintas-feiras

Atendimento acontece nas UBSs, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h

A partir da próxima semana, a vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19) para as crianças, com idade entre 5 e 11 anos, passa a ser realizada às terças e quintas-feiras, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O atendimento ocorrerá em dois períodos, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Até o momento, 3.132 crianças já receberam a dose da vacina pediátrica da Pfizer, desde o início da imunização infantil em Ji-Paraná. Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município conta com pouco mais de 13 mil crianças na faixa etária vacinável.

De acordo com a diretora da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Cristiane Della Libera, o calendário de vacinação das crianças precisou ser alterado, para evitar o desperdício de doses.

“A dose infantil é de 0,2 ml e, após a diluição, a vacina deve ser administrada em no máximo 12 horas. Por conta disso, e pela vacinação estar disponível em dez pontos simultâneos, centralizamos a ação em dois dias por semana, para evitar que doses sejam desperdiçadas”, explicou Cristiane.

Nesta semana, a ação ainda acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, em todas as UBSs do município. As alterações no cronograma passam a valer a partir da próxima semana, com a vacinação infantil na terça (22) e na quinta-feira (25).

“Sempre buscamos adequar o calendário à realidade da vacinação em nosso município. No início da imunização das crianças, a procura era maior. Agora, com cerca de 24% das crianças vacinadas, houve uma queda na demanda e, por isso, alteramos o cronograma”, detalhou a diretora.