carregando...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

9 de abril de 2022

ASCOM GABINETE SEMUSA

Vacinadores recebem treinamento para campanha contra Influenza

Devido à capacitação, salas de vacina estarão fechadas nesta quinta, 31

 

Com o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) e Sarampo se aproximando, os técnicos das salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Ji-Paraná passarão por treinamento, nesta quinta-feira (31), realizado pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), por meio da 1º Gerência Regional de Saúde (1º GRS).

Técnicos de vacinação (vacinadores) e a diretora da Divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Cristiane Della Libera, vão participar do treinamento. Por conta da capacitação, as salas de vacina das UBSs estarão fechadas nesta quinta, no período da manhã e da tarde, com o trabalho sendo retomado normalmente na sexta-feira, dia 1º de abril.

Durante a capacitação, técnicos da Agevisa também irão apresentar atualizações sobre a vacina contra a Covid-19, a vacina pediátrica da Pfizer e a vacinação infantil de maneira geral.

A campanha contra a gripe inicia, na próxima segunda-feira (4), em todo território nacional. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra a gripe será eficaz contra as variantes H1N1, H3N2 e tipo B, incluindo a cepa Darwin, que provocou um surto da doença, em vários estados brasileiros, no fim do ano passado.

“Em 2021, o desafio foi a imunização contra a Covid. Agora, por conta do surto de gripe que passamos no fim ano, teremos um novo desafio. Por isso, as nossas equipes vão participar desse treinamento, para que possamos dar início à vacinação contra a gripe na próxima segunda”, afirmou Cristiane Della Libera.

Nesta primeira fase, podem se imunizar os idosos, a partir de 60 anos, e os profissionais de Saúde que atuam na rede pública ou privada. Cerca de 17 mil pessoas fazem parte do público-alvo deste primeiro estágio. População indígena, gestantes e puérperas, crianças e profissionais da Educação serão os públicos das próximas etapas.